Boas Vindas

Olá, obrigado por visitarem o nosso blog! Espero que os conteúdos que aqui estão presentes, vos agradem e sirvam para um maior conhecimento do tema. Agradeçemos que participem activamente neste projecto, e que comentem sempre que acharem útil.

Um abraço dos Renegados!

Definição de cultura

Podemos definir cultura como acções e práticas que seguem um determinado padrão relativamente a um espaço . Pode ter ainda várias referências como, crenças, comportamentos, valores, instituições, entre outros objectivos que podem identificar uma sociedade. Afirma-se ainda que a cultura é uma identidade própria de um grupo humano num determinado território e num determinado período.

Definição de subcultura

Uma subcultura define-se por ser, um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte. A subcultura pode se destacar em factos como a idade dos que a integram, ou pela sua raça, etnia, classe ou género.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Subcultura HIPPIES


Origens

O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra.
A eclosão do movimento deu-se no surgimento da chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que, primeiramente, assumiram os comportamentos copiados pelos hippies. Com a palavra "beat", John Lennon, transformado num dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda - The Beatles. Tanto o termo beatnik como o termo hippie assumiam sentido pejorativo para a grande massa norte-americana.

Definição

Os "hippies" eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60.
Uma das frases ideomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" (em inglês "Peace and Love") que precedeu á expressão "Ban the Bomb" , a qual criticava o uso de armas nucleares.
As questões ambientais,a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.
Adoptavam um modo de vida comunitário, uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nómada e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietname, bem como todas as guerras. Viam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade. Abraçavam aspectos de religiões como o budismo e o hinduismo.

1 comentário: