Boas Vindas

Olá, obrigado por visitarem o nosso blog! Espero que os conteúdos que aqui estão presentes, vos agradem e sirvam para um maior conhecimento do tema. Agradeçemos que participem activamente neste projecto, e que comentem sempre que acharem útil.

Um abraço dos Renegados!

Definição de cultura

Podemos definir cultura como acções e práticas que seguem um determinado padrão relativamente a um espaço . Pode ter ainda várias referências como, crenças, comportamentos, valores, instituições, entre outros objectivos que podem identificar uma sociedade. Afirma-se ainda que a cultura é uma identidade própria de um grupo humano num determinado território e num determinado período.

Definição de subcultura

Uma subcultura define-se por ser, um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte. A subcultura pode se destacar em factos como a idade dos que a integram, ou pela sua raça, etnia, classe ou género.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Subcultura Gótica


A subcultura gótica é uma subcultura contemporânea presente em muitos países. Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do género pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, death rock, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquilhagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica. A música volta-se para temas que glamorizam a decadência e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, , renascentista e , ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.


Religião e simbolismo
O gótico é uma subcultura laica, ou seja, não é integrada à qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados ao Satanismo, invariavelmente. Cada membro é livre para a escolha de crenças em qualquer tipo de deus, porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas a seguir religião que implique o apego a qualquer tipo de dogmas, principalmente os religiosos, regras onde se propõe o que deve vestir, ler, crer ou fazer.

3 comentários:

  1. legal, mas a coleira é ridícula. =/

    ResponderEliminar
  2. A coleira não pertence à vertente gótica. Mas sim a praticas de BDSM... Neste caso ela a submissa e ele o Dom. Talvez sejam dois góticos que também apreciam o BDSM...

    ResponderEliminar
  3. Eu só gótica e o gótico é muito mais que isso!

    ResponderEliminar